Palavras de condolências pela morte do Presidente Mao Zedong

Pol Pot

30 de setembro de 1976


Origem: extraído de cartas entregues por Pol Pot, como membro da delegação do governo do Kampuchea, em visita à embaixada chinesa em Phnom Penh, na manhã de 18 de setembro de 1976.

Primeira edição: citado em “Deep Condolences for Chinese Great Leader Chairman Mao at Chinese Missions Abroad”, Peking Review, 30 de setembro de 1976 (Vol. 19, Número 40).

Fonte para a tradução: seção inglesa do Arquivo Marxista na Internet.

Tradução: Rick Magalhães de Sá.

HTML: João Victor Bastos Batalha.

Creative Commons


Em nome da organização revolucionária do Kampuchea, o povo cambojano, o Presidium do Estado do Kampuchea Democrático, o Comitê Permanente do Congresso Popular do Kampuchea, o governo do Kampuchea Democrático e o Exército Revolucionário do Kampuchea, viemos até a Embaixada da República Popular da China com imensa dor e pesar para prestar nossa ilimitada afeição e estima revolucionária em memória da sublime alma do Presidente Mao Zedong, o estimado e amado grande líder do povo chinês, nossos irmãos de armas, o excepcional professor do proletariado mundial, das nações oprimidas e dos povos oprimidos, e o mais próximo e afetuoso camarada de armas do povo cambojano.

Embora o Presidente Mao Zedong tenha deixado o povo chinês e os oprimidos do mundo, seu nome e o Pensamento Mao Zedong viverão para sempre nos corações do povo revolucionário da China e dos oprimidos do mundo.